Câmara realiza o Primeiro Encontro Político de Vereadores do Norte Araguaia

por adm publicado 28/06/2019 09h30, última modificação 28/06/2019 09h31
O Encontro foi realizado em Santa Terezinha no dia 21 de junho de 2019, organizado pela Câmara Municipal.

NO dia 21 de junho, foi realizado em Santa Terezinha um encontro político de Vereadores e Prefeitos da região Norte Araguaia/Xingu organizado pela Câmara Municipal de Santa Terezinha por iniciativa do presidente Vereador Pezinho, com a participação de seis municípios da região, Santa Terezinha, Luciara, Vila Rica, São José do Xingu, Novo Santo Antônio e Porto Alegre do Norte.

Estavam presentes no evento os representantes das Câmara Municipais de Porto Alegre do Norte: Vereadores Jovelson, Everson e Aldenor Lima(Cueca); da Câmara Municipal de Vila Rica: vereadores Genovan Rios, Marlene da Silva e José Lima; da Câmara Municipal de Santa Terezinha: vereadores Admilson Gomes (Pezinho), José Maria, Dagmar Gati, Valdiron Costa(Baixote), Raimundo Resplande, Elizer Neves (Santo) e Cleber Barros; da Câmara Municipal de Luciara a vereadora Renata Lima; da Câmara Municipal de Novo Santo Antônio o vereador Marcinho; da Prefeitura Municipal de São José do Xingu o prefeito Vanerley e a primeira Dama Isabela; da Prefeito de Santa Terezinha o prefeito Euclésio Fereto e a primeira dama Vanderléia.

Também estiveram presentes e participaram das discussões o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Araguaia Xingu, Sr. Etevaldo e a secretária Sillene e o engenheiro da prefeitura de Santa Terezinha Thiago. O encontro teve início às 10:0 hs e encerou às 18:30 hs.

Nas falas de todos os que participaram das discussões dos temas propostos, pode-se ver a vontade política deles, prefeitos e vereadores e outras lideranças, que deixaram bem claro o descontentamento pela falta de união dos políticos da região. Certo que nem todos dos municípios que participaram, puderam estar presente, más foram bem representados, com exceção da Câmara de Novo Santo Antônio que o presidente Vereador Marcinho, além de não participar da mesa e nem da rodada de discussões, ficou pouco tempo no local do evento, demonstrando uma falta de interesse político.

Os temas discutidos no encontro foram:

- Conclusão da BR 158;

- Construção do Hospital Regional Araguaia/Xingu;

- Custeio para os Hospitais Regionais;

- Discussão sobre a eleição da Nova Mesa Diretora da UVNAX;

- Conclusão do Programa MT Integrado e Pró Estrada;

- Problema do lixo nas cidades da Região;

- Situação atual da Educação no Estado e nos municípios.

O tema mais debatido foi sobre a Conclusão da BR 158 aonde todos os participantes concordaram para que seja mantido a rota leste que passa pelo Município de Bom Jesus do Araguaia. O engenheiro da Prefeitura de Santa Terezinha Thiago fez um breve relato sobre a situação atual em que se encontra o andamento dos processos para a pavimentação desse trecho, que estão prontos todos os projetos e licenciamentos, sendo que o Lote A já encontra licitado aguardando apenas a Ordem de Serviço e o lote B do Contorno (de Alto Boavista até Alô Brasil) possui anteprojeto aprovado, porém, a licitação está em fase preparatória.

O Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, disse que não vai abrir mão do traçado original da BR 158. O contorno, segundo ele, custaria cinco vezes mais para ser realizado, más de acordo com os custos apontados, em torno de 147 milhões, não é muito, levando em conta o que o Estado irá gastar para integrar à 158 esses outros municípios, sendo que tudo é dinheiro público. O contorno leste já está com tudo pronto para a execução e pelo traçado original, só a licença ambiental poderá levar ainda mais quatro anos para ser concluído. 

Acesse nos links abaixo os projetos completos para o asfaltamento da BR 158 pelo trecho Leste (Bom Jesus do Araguaia), Licitação do Lote A

  1. 1.    CONTRATAÇÃO INTEGRADA DE EMPRESA (AS) ESPECIALIZADA (AS) PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO BÁSICO E DE PROJETO EXECUTIVO DE ENGENHARIA, PROJETO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS, PROJETO DE DESAPROPRIAÇÃO E EXECUÇÃO DAS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA BR-158/MT – LOTE A
  2.    CONTRATAÇÃO INTEGRADA DE EMPRESA (AS) ESPECIALIZADA (AS) PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO BÁSICO E DE PROJETO EXECUTIVO DE ENGENHARIA, PROJETO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS, PROJETO DE DESAPROPRIAÇÃO E EXECUÇÃO DAS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA BR-158/MT – LOTE A

 

O segundo tema mais discutido foi sobre a saúde na região, principalmente sobre os serviços prestados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia/Xingu aonde foram abordadas as dificuldades, apresentados como está a situação atual e o que pode ser feito para melhorar ainda mais o serviço e poder atender mais pessoas da região. Ficou firmado o compromisso de que os Vereadores irão realizar um levantamento técnico no Consórcio e fazer articulações políticas para o serviço melhore e aumente em até três vezes mais, a capacidade de atendimento.

Os outros temas não tiveram muito enfoque por falta da presença de mais representantes da região, bem como os representantes da Câmara de Vila Rica que também não ficaram para a rodada de debates, participaram apenas das falas de abertura do encontro. Más houve sim discussões sérias e com alguns compromissos firmados para que seja tomada as iniciativas com trabalhos concretos e claro que serão convidados novamente todos os representantes da região para abraçar a causa e integrarem o grupo de trabalho que será constituído.

Sobre a eleição da nova mesa diretora da UVNAX, foi unanime o descontentamento de todos os parlamentares com a atuação do atual presidente, vereador Miranda de São Felix do Araguaia, pois mesmo com o mandato vencido a dois anos, ainda não organizou uma nova eleição e não tem apresentado um trabalho satisfatório e transparente, de acordo com a fala dos vereadores. A Vice-presidente da UVNAX Vereadora de Vila Rica Marlene, justificou a ausência do Presidente da entidade, más também disse que a nova Mesa Diretora tem que ser eleita o mais rápido possível para que possa dar início aos trabalhos que a região precisa urgentemente e com mais apoio às casas legislativas de todos os municípios.

Segundo o comunicado da Vice-presidente vereadora Marlene que transmitiu a informação do presidente a Associação, o vereador Miranda estará publicando edital para convocação das eleições para a primeira quinzena do mês de agosto, sendo que os vereadores presentes irão querer antecipar esta eleição.

No geral, mesmo com poucos participantes, pudemos ver que os políticos que ficaram até o final dos debates, tem compromisso com a região e que esse exemplo deveria ser seguido por todos, pois como a credibilidade da classe não anda em alta ultimamente, a demonstração da falta de união, além da falta de confiança por parte da população, atrasa ainda mais o desenvolvimento do Norte Araguaia/Xingu.

FOTOS DO EVENTO: