Câmara aprova lei que autoriza a vacinação de jovens entre 12 e 17 anos em Santa Terezinha

por adm publicado 04/09/2021 09h20, última modificação 04/09/2021 09h20
O Projeto de Lei de autoria do Executivo municipal foi aprovado em Sessão Extraordinária realizada nesta sexta-feira 03/09.

Presidente da Câmara Vereador Edi Venâncio

A Câmara Municipal de Santa Terezinha aprovou em Sessão Extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (03/09), o projeto de Lei nº 027/2021 de autoria do Executivo Municipal que autoriza a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos jovens entre 12 e 17 anos de idade, residentes no município.

O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, considera que adolescentes entre 12 e 17 anos, compõem um grupo populacional sujeito a riscos de quadro clínico grave e letalidade para a Covid-19, e que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a COVID-19 para pessoas nessa faixa etária, com apresentação de estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para esse público.

Os pais ou responsáveis por estes jovens que sentirem necessidade, tem o direito de receber dos profissionais de saúde do município todas as informações que julgarem necessárias sobre a aplicação do imunizante.

Para este grupo populacional, está indicada apenas a utilização da vacina produzida pelo laboratório Pfizer/Biontech(Cominarty), respeitando-se o prazo máximo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose. A segunda dose não deve ser aplicada antes de 10 semanas com o objetivo de não comprometer a aplicação de doses destinadas para primeira aplicação.

A aplicação da vacina para esses jovens entre 12 e 17 anos depende de autorização expressa dos responsáveis legais que será preenchido e assinado antes de receberem a vacina.

Na segunda-feira (05/09) a Prefeitura Municipal baixará decreto normalizando a escala de idade e datas para a aplicação da vacina, além de iniciar uma campanha dirigida a esse grupo de jovens para que não deixem de tomar a vacina.

A Sessão Extraordinária convocada pelo Executivo Municipal recebeu toa a atenção especial de todos os vereadores que não medem esforços para discutir e aprovar as leis que venham a beneficiar o município e a população.

Estiveram presentes na Sessão Extraordinária e apresentaram suas considerações em relação ao projeto de lei aprovado, o prefeito municipal Thiago Castelan e a secretária municipal de saúde, Enfermeira Natália.

Assista o vídeo e veja como foi a Sessão.